sexta-feira, 2 de abril de 2010

Goticismo - 11/03/09

GOTICISMO

O universo do goticismo representa uma cultura extremamente ampla e segmentada em várias direções artísticas. A literatura,a música e as artes plásticas são apenas alguns exemplos.Historicamente as manifestaçoes artísticas opositoras e pouco aceitas pela sociedade foram classificadas como sub-cultura.

A arte gótica enquadra-se nesse padrão. Assim, esse conceito atravessou os séculos durante o início da Idade Média até a época contemporânea. Mas o goticismo foi agregando em si outras características que vieram fundir-se cdom ap ostura primitiva. O romantismo exacerbado, o surrealismo e o decadentismo aliado á uma atmosfera "dark medieval" são alguns itens que compõem as bases da criação gótica.A arquitetura ousada e opositora nascida entre os Godos era totalmente destituída das tendências clássicas que pregavam o equilíbrio orgânico entre as formas. A arquitetura gótica revolucionou a arte da edificação baseando-se na repetição das linhas geométricas.

Na literatura, o romantismo foi intensificado pela dramaticidade e o pessimismo excessivo. Então, o termo "ultra-romantismo" é sinõnimo de literatura gótica. Autores como Lord Byron e Allan Poe foram uma das maiores referências desse "sub-estilo". No Brasil, Álvares de Azevedo surgiu como poeta e cientista no ano de 1848, e até hoje é considerado um dos maiores autores ultra românticos do país.

Nos anos sessenta surgiu um novo estilo musical na Alemanha. Porém, esse estilo ganhou notoriedade na Inglaterra alguns anos depois. Joy Division foi uma das primeiras bandas a ser rotulada como "gótica".Atualmente a música gótica se dividiu em vários segmentos distintos como o Ethereal, Gothic Metal, EBM, Gothic Rock e Cyber Goth. Com o surgimento de novos artistas, as propostas também se renovaram, e o estilo foi expandindo-se e influenciado por outras tendências. Por exemplo, o Gothic Metal possui uma sonoridade muito diferente do Gothic Rock.Mas toda cultura gótica mantém-se ativa devido ao "indivíduo gótico".

Na sociedade e nos grandes centros urbanos, o gótico é visto como alguém de personalidade obscura e tendências mórbidas.Mas a ama que alimenta o gótico é muito mais profunda e não pode ser resumida em uma simples análise.Frequentar cemitérios ou ouvir músicas "depressivas" são apenas uma das expressões góticas. Na verdade, o principal fator é a identificação com o lado sombrio da alma.

Nenhum comentário: