domingo, 14 de março de 2010

Um Pouco sobre o Gótico


GóticoPara muitos góticos seriam pessoas ligadas às artes obscuras e, de maneira grosseira, apenas um revoltado sem causa. Gótico é mais que um rótulo ou conceito é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente, indo além da sub cultura juvenil, uma estética lúgubre ou um gênero literário.Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos, pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, eles vêem como belo e artístico.


É muito mais que uma imagem, é uma estética, um ponto de vista, uma filosofia, podemos até dizer que é um estilo de vida; tendo em sua tradição um legado de subversão e sombras.Os godos, que tentam construir um reino com os restos decadentes do Império Romano, deram origem ao termo gótico. Como isso o termo “gótico” virou sinônimo de barbarismo.O “gótico” como termo cultural, foi inicialmente repudiado por lembrar a forma como a Idade das Trevas substituía as glórias clássicas de Roma pelo barbarismo. A retomada do estilo gótico, no sentido de sua oposição ao clássico, no século XVIII, foi uma rebelião tímida contra o bom gosto e o bom senso da época.Na última década do século XIX, os elementos sombrios da tradição romântica explodiram no Movimento Decadente.


Já nos anos 80, o termo “gótico” foi empregado para descrever uma nova subcultura musical, surgida das cinzas da agonizante cena punk e alimentada pelo dandismo do glam rock da década de 1970. O rock gótico sempre foi a mais coerente e difundida tradição gótica que já existiu.“A subcultura do rock gótico, seu código de vestimenta e estilo de vida distintos antecedem em duas décadas o atual revival de uma cultura manifestamente gótica” Christoph Grunenberg.


De certo modo, é uma tendência oculta e mórbida da existência diário, uma versão crepuscular do mundo iluminado pelo sol. Por outro lado, o gótico é um vespeiro bem-vindo de contradições que tem se desenvolvido por centenas de anos contraculturas: o grotesco, o gótico, o romantismo, o decadente e o moderno movimento gótico.

Nenhum comentário: