sábado, 28 de agosto de 2010

Bullyng

Todos que acompanham meus posts desde a época em que eu possuía um flogbrasil (os posts estão aki no blog também, é só dar uma olhada com tempo e paciência nos meus arquivos) que eu fui, durante muito tempo, vítima dessa prática nefasta que é o bullyng.

Para quem não sabe, bullyng é uma prática que ocorre com frequência em muitas escolas. Se você quiser saber mais, dê uma procurada básica no Google para saber do que se trata. Eu poderia explicar aqui detalhadamente o que é bullyng mas esse blog é meu diário virtual então não ficarei escrevendo matérias nele até porque não sou muito boa nesse tipo de coisa. Mas mencionei esse assunto porque, pelo fato da mídia estar falando muito sobre isso tive que fazer um trabalho em grupo na escola sobre o tema. E assim acabei me relembrando e contando parao pessoal sobre meu passado recente como vítima de bullyng.

Isso começou quando, depois da aula, eu a Rosette e o Kamui ficamos na biblioteca para agilizar o trabalho que iamos apresentar no dia seguinte. Conversa vai, conversa vem eu acabei revelando que fui vítima de bullyng na outra escola que estudava, contando alguns casos que passei. Desnecessário dizer que a Rosette ficou indignada com isso porque ela acreditava que eu era exatamente o tipo de pessoa que não sofria esse tipo de coisa. O Kamui queria saber mais detalhes pois alegava que isso iria ajudar no trabalho então eu fui contando as inúmeras provocações que me faziam (seria mais fácil eu passar o endereço do blog onde tenho registrado todas as postagens dos meus antigos calvários escolares, mas como no blog existe coisas pessoais que eu não quero que ninguém do meu convívio social diário tenham conhecimento). Eu já fui nessa de passar meus diários virtuais para outras pessoas lerem e arranjei problemas muito desagradáveis, prefiro reviver tudo aquilo contando pessoalmente.

Ás vezes acredito que muita gente considera o bullyng uma coisa comum de jovens e no meu caso, como não chegou a extremismos, as pessoas acham que eu dou muita importância á coisas que não precisavam, que se eu quisesse não teria passado por esse tipo de coisa e etc. Sério, eu já li e ouvi muito disso. O problema é que na maioria dos casos as pessoas que falam isso não compreendem a situação daqueles que sofrem de bullyng. É difíxcil você ser vítima de bullyng e sua força de vontade não ajuda muito quando todo mundo fica te criticando e te provocando. Só quem já passou por bullyng sabe o quanto é difícil reverter essa situação. Pois são poucas as pessoas que se dispoem a ajudar pessoalmente e muitas que tentam ajudar indiretamente ficam acusando a própria vítima.

O maior problema é sem dúvida aqueles que praticam e incitam o bullyng. Por alguma razão, eles acham divertido e normal ridicularizar e menosprezar verbalmente e fisicamente alguém que escolhem. Estabelecem uma pessoa para ser o alvo das provocações através de critérios esdrúxulos e absurdos como aparência, jeito ou estilo(que era o meu caso).

Não consigo compreender como as pessoasp odem achar legal e divertido humilhar alguém e a isolando de todos os outros grupos. Porque o bullyng é assim: se algumas pessoas provocam alguém, automaticamente as outras pessoas passam a participar disso ou mesmo quem não aprova, nada fazem e só olham porque acreditam que se ficarem do lado do alvo do bullyng os outros irão ridicularuzá-los e excluí-los também.

Assim, ninguém se coloca no lugar daquela pessoa que sofre de bullyng. É como se não soubessem que ela se incomoda e sofrew com isso. Como pode-se fazer algo a alguém se você não quisesse que fizessem contigo? Se não acha isso divertido, porque faz isso com outras pessoas? Por não ser você ou seus amigos então é válido praticar bullyng contra outra pessoa?

Bullyng é uma coisa terrível e era preciso que existisse alguma lei contra esse tipo de coisa pois todos sabem que em casos extremos o bullyng pode se transformar em crime(se já não é). Para meu alívio, minha vida como vítima de bullyng já passou graças á novos amigos que fiz. Mas ainda há e haverá muita gente que está sobre influência do bullyng e as pessoas precisam se conscientizar e acabar com isso, caso contrário as coisas só irão piorar.

2 comentários:

lechu-chan disse...

É mesmo...
A coisa tá séria.Onde menos se espera aparece um caso desses.

...Mas pra ser sincera nunca entendi realmente a motivação do bully.Como é possível que exitam pessoas tão...idiotas??

lechu-chan disse...

ps: gostei template do blog!^^


é esse o nome, né?